sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fim do mundo melancólico e polêmico.

A polêmica foi instaurada logo depois da exibição no Festival de Cannes de seu filme Melancolia – lançamento na época, em junho de 2011 – quando o renomado cineasta Lars Von Trier, numa declaração em tom de brincadeira mas sem causar nenhuma graça ao público e tropa de jornalistas que o entrevistava, se disse "nazista". A declaração de péssimo gosto gerou desconforto a todos, inclusive à atriz Kirsten Dunst e outros atores do filme que participavam da sabatina. Von Trier foi banido do festival e é tido como persona non grata por onde passa até hoje, mesmo tendo se retratado por escrito e tentado justificar o contexto em que fez a desastrosa declaração.

O fato é que Melancolia é um filme instigante, que fala do final do mundo de uma forma original e muito humana. Que reflete sobre nossa fragilidade e sobre a finitude do homem. E que mesmo cercado de tanta polêmica e controvérsia – o filme foi proibido em alguns países da Europa, nos Estados Unidos e até na Argentina – ganhou o prêmio de melhor filme europeu de 2011 no European Filme Awards em dezembro em Berlim, festival em que concorreu em outras 7 categorias, ganhando também como melhor fotografia e melhor direção de arte. O filme que teve sua estréia no Brasil em agosto de 2011, acabou sendo abafado e não ganhou muito fôlego. O diretor dinamarquês tem também em seu currículo o outro tão "amado e odiado" Dançando no escuro, que traz a cantora Björk como protagonista.

Uma mistura de ficção científica com atmosfera de filme noir, Melancolia vale à pena ser visto. Tire as polêmicas de lado, as declarações desastrosas do outro e entregue-se ao fim do mundo com um balde de pipocas no colo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário