terça-feira, 22 de novembro de 2016

O poder das ideias. O poder das palavras.

INSPIRAÇÃO
por Robson Pinheiro



O poder das ideias. O poder das palavras.

Os espíritos que dirigem o trabalho a mim confiado sempre demonstraram uma convicção inabalável quanto ao poder da persuasão, à força de uma ideia não necessariamente nova, mas enunciada de modo inusitado, preciso, criativo, original ou atemporal. Para eles, a palavra tem um valor intrínseco; tal como uma semente, é capaz de, ao cair em terra boa, brotar e dar origem a inúmeros frutos, no devido tempo. É claro que essa convicção não repousa sobre o nada; ao contrário, nasce da constatação de que a vida deposita fé no ser humano, a tal ponto que não se cansa de nele investir, buscando persuadi-lo sem cessar. A filosofia espírita se baseia nessa compreensão, o que a leva a afirmar, entre tantos exemplos, que, nos tempos do fim, os conflitos decorrerão “da luta suprema entre (…) as ideias progressistas e as ideias retrógradas”.[1]

Sobretudo, o espiritismo remonta à tradição consumada na figura de Jesus. O homem de Nazaré demonstrou que uma boa história, especialmente quando acompanhada de atitudes que a ilustrem com genuína sabedoria, tem um poder arrebatador. E essa verdade não se restringe às parábolas e às alegorias, tampouco aos casos recontados pelos evangelistas. Jesus soube ensinar como ninguém por meio de máximas que, de tão potentes, perenes e abrangentes, são suficientes para instigar profunda reflexão e, de tão universais, produziram séculos e séculos de discussão, análise e — por que não? — devoção. Quem será indiferente a afirmativas como: “Se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”? Ou ainda mais breves: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”. Como não se sentir provocado por indagações tais como: “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!”?[2]

Diante da constatação do poder que as palavras guardam — ou do qual são veículo —, surgiu a ideia de fazer das redes sociais da Casa dos Espíritos, que já publicou mais de 40 livros meus ou psicografados por mim, uma revista de pensamentos sucintos, encerrados preferencialmente numa só frase, mas capazes de grande impacto. Foi um sucesso ligeiro e maior que o esperado. Em pouco menos de três anos, formou-se organicamente uma comunidade de 1 milhão de pessoas, que hoje já totaliza cerca de 1,5 milhão, e o crescimento é contínuo. No momento em que se comemoram 20 anos da editora, cuja fundação foi determinada pelos espíritos e motivada pela psicografia do meu primeiro livro, resolvemos transportar para o mundo dos livros uma seleção daqueles pensamentos que fizeram sentido na vida de tanta gente. A coincidência de que, a esta altura, o número total de exemplares vendidos pela Casa dos Espíritos também seja de cerca de 1,5 milhão foi tão somente um gracejo que nos estimulou ainda mais a dar à luz este projeto.

A ferramenta de trabalho que os Imortais me confiaram é a palavra. Desde 1979, quando do primeiro texto psicografado, até os dias atuais, são as palavras que me rodeiam e, em certa medida, norteiam. Às vezes, na companhia de determinado grau de angústia ou ansiedade, inerente ao propósito de exprimir o pensamento dos espíritos — o que vivencio mais à hora de acompanhar a preparação do texto do que na psicografia em si. A verdade é que minha vida pode ser resumida no objetivo de dar corpo ao pensamento captado dos amigos do Além; à Casa dos Espíritos cabe lhe dar forma visual e tangível, no caso do que é por escrito. Assim, pareceu-nos oportuno reunir ideias em 100 citações que comovem, esclarecem, entusiasmam, motivam, admoestam; em última análise, fazem lembrar o que realmente importa, em meio a imagens e cores que ajudam a embalar os dias com muita inspiração para o trabalho único e gratificante que é viver.

R.P.


Quer acompanhar as novas frases que saem todos os dias? Siga-nos nas redes sociais e inspire-se!

Instagram: @casadosespiritos
Twitter: @casaespiritos


Aproveite para adquirir seu exemplar do livro 100 frases escolhidas por Robson Pinheiro agora mesmo.
Seu amigo oculto vai agradecer. Seu bolso também. 
Bônus exclusivos. 




[1] kardec, Allan. A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo. Rio de Janeiro: feb, 2011. p. 504, cap. 17, item 56.
[2] Mt 5:20,7,46, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário