quarta-feira, 30 de março de 2011

A magia e a feitiçaria vistas sob a ótica do espiritismo - Entrevista no Jornal O Tempo

Nascido em Ataleia, Minas Gerais, Robson Pinheiro é médium e escritor. Já publicou mais de 27 livros cujos direitos autorais são doados para a manutenção de obras sociais e de divulgação espírita. Seu último livro é "Magos Negros", ditado pelo espírito de Pai João de Aruanda.
Publicado no Jornal OTEMPO em 30/03/2011


ANA ELIZABETH DINIZ - ESPECIAL PARA O TEMPO
Entrevista com Robson Pinheiro - Médium e escritor

FOTO: DOUGLAS MOREIRA/DIVULGAÇÃO

Fale sobre Pai João de Aruanda. 
Esse espírito já é um grande conhecido meu há mais de 30 anos de convivência. É alguém já experiente em muitas vivências, ajudando o ser humano. Foi médico na época da escravidão norte-americana e, no Brasil, experimentou em outra existência a escravidão. Foi nessa encarnação que Pai João teve oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu passado espiritual. Desencarnado, faz parte do colegiado de espíritos que orienta as instituições que vieram a nascer mediante o meu trabalho mediúnico, que compõem a Universidade do Espírito de Minas Gerais.

Quem são e como agem os magos negros?
São espíritos milenares que aprenderam a utilizar a força mental e o poder que detêm sobre os elementos da natureza e os seres elementais. Em algum momento de sua trajetória evolutiva, passaram a usar seu conhecimento em benefício próprio e de forma antiética, o que os caracteriza como opositores da política divina de Cristo. Foram grandes iniciados, magos dos antigos templos do Egito, da Babilônia e de outras culturas hoje extintas. No plano astral, continuam com seus projetos antigos de oposição à política do "amai-vos uns aos outros", conforme Cristo ensinou.

Existe realmente feitiçaria? Ela tem poder?
A feitiçaria é uma forma degenerada da antiga prática da magia. E a força do feitiço está muito ligada à mente das pessoas a que ele se dirige. Dessa forma, segundo o espírito de Pai João de Aruanda, a pior forma de feitiço é o mental.

Mesmo a pessoa que acredita em proteção e em Deus pode ser afetada pela magia?
Há uma diferença enorme entre acreditar que se está sob a proteção divina e ter uma vida coerente com essa crença. Na verdade, como nos lembra o apóstolo Tiago, "a fé sem obras é morta". Portanto, não nos basta ter uma crença, uma religião, e não ter um padrão de vida ou uma vivência coerente com aquilo o que dizemos acreditar. Nesse sentido, nossas crenças pessoais e nossa fé não farão nenhuma diferença qualitativa em termos espirituais.

Em que nível as magias ocorrem?
Primeiro temos a magia mental, que é a base ou a arquitetura de todas as outras formas de magia. Logo depois ela se materializa como magia verbal, através das palavras que proferimos com conteúdo destrutivo, para, então, manifestar-se fisicamente ou materialmente nas diversas formas de influência que ocorrem nas vidas humanas.

Com que propósito?
Acredito pessoalmente que é devido à ignorância humana sobre as leis divinas. Nossa falta de bom senso e sabedoria para interpretar as leis da natureza e divinas nos coloca numa situação complicada. Opomo-nos ao sistema do universo acreditando que estamos defendendo nossas verdades pessoais e que elas, embora pertençam a um acanhado sistema de crenças que adotamos, são a verdade completa, universal. Infelizmente, o ser humano é capaz de perseguir e excluir quem não pensa como ele, arquitetar planos de destruição que prejudicam o próximo porque não compreende a grande lei da vida em sua totalidade e coloca suas crenças pessoais acima do bem comum.

Jesus foi um feiticeiro ou fazia milagres?
Os espíritos nos ensinam que Jesus é o único modelo e guia da humanidade e, como tal, conhecia e conhece as leis divinas como nenhum ser humano as conhece. Com tal sabedoria, Ele naturalmente manipulou leis e fluidos. Para quem não conhece essas leis, tais feitos poderão parecer milagrosos, mas, para o estudioso das leis divinas, são perfeitamente compreensíveis. Jesus, como governador espiritual do planeta, tem capacidade de usar dos recursos naturais do universo em benefício de seus tutelados da escola chamada Terra.


De Robson Pinheiro, pelo espírito Pai João de Aruanda, "Magos Negros - Magia e Feitiçaria sob a Ótica Espírita". 384 páginas, R$ 55.

11 comentários:

  1. Li todos livros da Trilogia Senhores da Escuridão, achei todos ótimos e sem dúvida nenhuma um grande conhecimento adquirido e acredito que o que nos foi revelado é muito pouco em relação ao que realmente ocorre, mas fica a dúvida: Será que o autor incorrerá com a banalização do espiritismo como fizeram outros autores de sucesso?

    ResponderExcluir
  2. Eu já li partes do livro, para mim Robson já deveria ter lançado uma obra como essa há muito tempo, portanto dispensa elogios, porém não entendo porque um valor absurdamente caro como esse, não vejo necessidade para isso, mas a obra é boa e proveitosa. Abraços

    ResponderExcluir
  3. O espírito Calunga, recebido pelo Luiz Gasparetto, já esclareceu em cursos como fazemos macumba contra nós mesmos, quando alimentamos crenças negativas sobre nós ("não mereço", "não posso", "não tenho sorte"...) e sobre a Vida ("é difícil", "é uma luta", "é sofrimento"...). Magia mental ou autossabotagem que cria realidades limitadas e dolorosas.

    ResponderExcluir
  4. Robson meu amigo, Deus lhe cubra de bençãos pela luz que vc tem trazido p/ nós, trabalho no centro espirita Claudionor de Carvalho em Itabuna, fizemos tudo p/ trazer vc até nós, precisamos de vc, Itabuna está um caos espiritual precisando de vcs, agende conosco tão logo possa, muita paz sonia.

    ResponderExcluir
  5. vcs comentam um preconceito velado, ou na cara mesmo contra a umbanda, ou os nomes usados ( pai Joao no caso, foi o q eu ouvi),a Umbanda tem umas idéias muito moderninhas , pai negro( laranja, azul, pink, roxo , verde ) que conhece cabala , o povo as vzs nao da conta. eu acho q o caminho é o mix total, to ca esperando...o grande sofazão onde caberá todo mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Robson pinheiro li tambores de angola , legiao , aruanda e senhores da escuridao. AMEI TODOS ELES .
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. ACABEI DE LER SENHORES DA ESCURIDÃO ,AMEI . ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  8. Todos os livros q li de robson pinheiro me emocionaram profundamente . peço a DEUS q ilumine voce robson pois precisamos de mais pessoas como voce no planeta.
    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá robson, gostaria de dizer q seus livros foram como um sol q veio para iluminar minha vida .Que DEUS te ilunime cada vez mais para q voce continue com esse trabalho maravilhoso
    abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gente amiga, vcs sabem como tenho aprendido com esses amáveis espíritos, mas por que os livros estão cada vez mais caros? Assim, cria-se um grande elitismo ....
    Obrigado/Crispin

    ResponderExcluir
  11. adoro esse blog!todas as informaçoes q voces nos passam através do blog tem nos ajudado muito.
    obrigada e muita paz p todos!
    maria / rs.

    ResponderExcluir