A nova campanha da Benetton volta a chocar a opinião pública. Batizada de Unhate, ou "Não Odiar" traz chefes de estado e líderes religiosos numa suposta troca de beijos, obviamente só possível graças à manipulação digital das imagens. Na maioria dos casos, os retratados são personalidades que se rivalizam entre si. Exemplo dos presidentes, americano Barack Obama, e da Venezuela, Hugo Cesar Chavez.
A campanha também traz outras "provocações" como o presidente da autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu; os líderes da Coreia do Norte e do Sul; o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Na mais controversa de todas, o papa Bento XVI beija o imã muçulmano Ahmed Mohamed El-Tayeb, importante autoridade egípcia.
O símbolo universal do amor, o beijo, provoca mas faz sentido. "Enquanto o amor universal permanece uma utopia, ainda que uma que valha a pena, o convite a 'não odiar', a combater a 'cultura do ódio', é um objetivo ambicioso, mas razoável", defendeu o presidente da companhia Alessandro Benetton.
Com um passado marcado por campanhas sempre chocantes e polêmicas, muitas delas consideradas ofensivas e de extremo mal gosto, dessa vez pelo menos não se pode negar o bom humor da marca e a relevância do assunto, principalmente numa época de tantas crises e conflitos pelo mundo. Mesmo sendo uma campanha para uma grife de moda, a marca sempre consegue adicionar uma dimensão política e de militância em suas peças. Bem ou mal, nos faz pensar, questionar valores e claro, consegue com isso atenção da opinião pública. E nesse caso especificamente, ainda conseguiu arrancar algumas boas risadas da audiência.
Com um apelo menos político, mas nem por isso menos impactante, o filme da campanha também encanta e nos faz refletir sobre tolerância, respeito e amor ao próximo. http://www.youtube.com/watch?v=qImJFg5dgTE&feature=share
ResponderExcluirgostei bastante.