sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Você reconhece a beleza quando a vê?



Trazemos aqui o vídeo original de um post que tem tomado conta das redes sociais nesta semana. Numa reportagem para o jornal Washington Post em 2007, entitulada "Pérolas antes do café da manhã", o jornalista Gene Weingarten propôs um desafio: conseguiria um dos maiores músicos do país quebrar o rítmo de correia da hora do rush em Washignton D.C.?


Joshua Bell, 39 anos, é um dos maiores virtuosos violinistas do mundo. Usando camiseta e um boné de baseball, se posicionou estrategicamente ao lado de uma lixeira na entrada do metrô as 7:15 da manhã de uma sexta-feira. Abriu o estojo de seu instrumento no chão para receber uns "trocados" e começou a tocar algumas das peças mais difíceis para violino do mundo. Joshua que tinha se apresentado 3 dias antes no Boston Simphony Hall, com ingressos a 100 dólares por pessoa, conseguiu juntar 32 dólares depois de exaustivos 43 minutos de performance. O violino que usava era seu, um legítimo Stradivari de 1713, comprado por 3,5 milhões de dólares.


Mais de mil pessoas passaram por Joshua sem notá-lo. Alguns paravam, olhavam por instantes e depois seguiam, preocupados com a hora ou já antecipando os afazeres do dia, sem se dar conta da chance que estavam tendo de presenciar a performance de tão renomado artista. Nesse vídeo condensado de quase 3 minutos, apenas uma mulher se aproxima e o reconhece. Dando parabéns, comenta que já teve a chance de assistí-lo numa de suas apresentações.


O que fica dessa experiência? Algumas indagações.
Nós percebemos a beleza em nosso dia a dia? Paramos para apreciá-la quando a encontramos? Somos capazes de reconhecer a verdadeira beleza e talento em um contexto inesperado? A resposta é não para todas essas perguntas e é isso que esse vídeo prova.


Vale então refletirmos um pouco mais sobre nossa percepcão dos momentos cotidianos. Ficarmos mais atentos para estarmos realmente presentes. Alertas para as boas surpresas que o mundo nos oferece e prontos para encontrar a beleza em todo canto, até mesmo nos lugares mais inesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário