Durante a última década, houve um grande aumento na quantidade de produtos eletrônicos que começaram a rodear a nossa vida diária. Produtos como relógios, óculos, camisetas e fones de ouvido estão sendo equipados com sensores inteligentes para coletar informações sobre a nossa rotina mundana, nossa saúde, nosso estilo de vida e até a nossa personalidade, gerando uma grande noção de como nossa mente e corpo trabalham. Esta vasta abordagem de informação, traz novas formas de como perceber o mundo e forja novas e íntimas interações entre os usuários dos produtos e as suas informações neles contidas.
Uma das questões sobre a nova realidade tecnológica que vivemos é o surgimento de um novo tipo de cultura que gira em torno do poder da informação.
De acordo com o estudo da The Curve Report, 88% da geração X (inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem contudo ultrapassar 1984.) e Y (nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990) concordam que o rastreamento e documentação que acontecem nos web sites e aparelhos, os ajudam a serem mais conscientes de si mesmos. Já 64% desses dois grupos dizem que a tecnologia transforma-os em melhores pessoas. E, adicionalmente, 81% dizem que a tecnologia ajuda-os a entender melhor o mundo de uma maneira mais ampla. Isto soa como uma procura por sentido na existência dessas duas gerações e, elas acreditam que a informação e a tecnologia podem prover isto.
Esta nova fé está se transformando em uma nova religião por si só. Ao passo que mais e mais pessoas estão adotando a tecnologia para responder questões maiores. Aproveitando esta oportunidade, marcas estão ajudando consumidores a encontrar um certo nível de esclarecimento e fornecem ferramentas para essas pessoas visualizarem seus conteúdos de formas significativas.
65% das gerações X e Y acreditam que a crença pessoal será mais relevante que a igreja há 10 anos atrás e 60% dizem que utilizam o mecanismo de busca Google apara ajudá-los a encontrarem respostas sobre a vida. As novas gerações quando diante de problemas existenciais, estão encontrando em seus próprios conteúdos pessoais apresentados sobre novas lentes e métricas, um nível maior de consciência sobre nossa existência.
Poderia a tecnologia em si, se transformar numa nova forma de conexão com o sagrado? Não cabe a nós responder. Só vale raciocinar.
Fonte: The Curve Report from NBCUniversal.
Não me vejo enviando um e-mail para falar com DEUS. Acho que a tecnologia agrega e ajuda, porém a busca pelo conhecimento é pessoal, interna, íntima... Uma questão de reflexão de consciência. A tecnologia ajuda é uma ferramenta assim como a religião ainda é.
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