terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Menor autoestima, maior dificuldade para se desculpar.





*fonte de reportagem, Revista Mente e Cérebro
A consciência do erro afeta a autoimagem de pessoas emocionalmente frágeis. Reconhecer um erro e pedir perdão não é fácil para a maioria das pessoas. Para algumas, ainda, é realmente penoso. “A consciência do erro afeta a autoimagem, o que deixa egos 'mais frágeis' relutantes”, diz o psicólogo Andrew Howell, da Universidade Grant MacEwan, no Canadá, autor de um estudo que relaciona traços de personalidade e “predisposição” para pedir desculpas.

Howell solicitou a homens e mulheres de diferentes idades que assinalassem se concordavam ou não com sentenças de um questionário, como “Por ainda estar com raiva quase nunca consigo me desculpar” e “Se acho que os outros não vão saber o que fiz, prefiro não pedir perdão”. Em seguida, os pesquisadores cruzaram as respostas com testes de personalidade aplicados aos mesmos voluntários.

“Como já esperávamos, as pontuações mais altas em traços como amabilidade e empatia coincidiram com maior aptidão em se desculpar”, explica o psicólogo. Por outro lado, pessoas que disseram sentir vergonha de se desculpar revelaram baixa autoestima, apesar de se sentirem incomodadas ao ferir os sentimentos de outra pessoa. Um dado interessante: participantes com forte senso de justiça se mostraram com mais dificuldade para pedir perdão. “Podemos dizer que ser adepto da filosofia do 'olho por olho' e admitir os próprios erros é incompatível”, acredita Howell.

O perdão e a autoestima são alguns dos principais temas abordados no livro de lançamento de Marcos Leão, pelo espírito Calunga, Você com você. Para saber mais, acesse o livro na sessão catálogo em nosso site.

Se quiser, faça ainda o download grátis da degustação do livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário