quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto "Um teto para meu país" chega a 1000 casas.




Existem projetos que tem o objetivo de gerar dinheiro para os seus criadores e existem projetos que tem o objetivo de solucionar problemas humanos que estão gritando em nossos ouvidos. É uma pena que 99% dos empreendedores optem pelo primeiro caminho.

O projeto Um teto para meu país faz parte desses iluminados 1% de projetos que tem como objetivo amenizar o sofrimento de seres humanos menos privilegiados sem exigir nada em troca. Todos os dias, milhares de voluntários universitários e jovens profissionais de todo o continente trabalham junto às famílias de assentamentos irregulares e favelas para melhorar sua qualidade de vida a partir da construção de casas de emergência e programas de habilitação social.


A casa de emergência é de madeira pré-fabricada, de 18 metros quadrados com durabilidade de cerca de 5 anos (prazo em que esperam incorporar a toda a sociedade mobilizando os recursos necessários para uma solução definitiva), e pode ser armada em 2 dias por um grupo de 8 a 10 voluntários em conjunto com a família beneficiada.

Essa primeira etapa constitui a “porta de entrada” para que muitos voluntários, que não tem a oportunidade de aproximar-se da realidade das favelas, participem de uma experiência social de alto impacto físico e emocional.

Já num segundo momento, por meio de diferentes planos de trabalho pa idéia é gerar estratégias orientadas a diminuir a situação de vulnerabilidade que impede que muitas famílias possam sair da condição de extrema pobreza. Graças ao trabalho permanente de voluntários, desenvolve-se diferentes planos com o objetivo de fortalecer a comunidade, para que eles, a partir da sua própria realidade, possam seguir adiante:

• Plano de educação: realização de programas de nivelamento escolar, para crianças e jovens, e planos de alfabetização para adultos.

• Capacitação em ofício: Capacita os moradores da comunidade em distintos ofícios e ferramentas que aumentam sua produtividade incrementando suas possibilidades de geração de renda.

• Plano de saúde: busca uma mudança nas famílias da comunidade atendida no sentido de que eles tenham um estilo de vida mais saudável. Além disso, pretende potencializar a prevenção e vinculá-los com redes de apoio.

• Plano de fomento produtivo (microcrédito): procura contribuir com o desenvolvimento de empreendimentos por meio de microcrédito e capacitações na formação de novos negócios.


Saiba mais sobre o projeto Um teto para meu país.






Fontes: Hypeness, Um Teto Para Meu País

Nenhum comentário:

Postar um comentário