sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Com quantos livros se faz uma Bienal?


Passada a correria – comparável a uma maratona –, fechamos nossa participação na XV Bienal do Rio com um imenso sorriso no rosto. Ultrapassamos a marca de 2,3 mil livros vendidos em nosso estande. Isso reflete não só a satisfação dos nossos clientes e leitores com nossas propostas literárias, mas também o reconhecimento de todos os nossos esforços pra atender cada vez melhor nosso público. E esse foi o maior incentivo que nos levou a montar nosso próprio espaço, pela primeira vez, nessa Bienal.
O catálogo da Casa dos Espíritos e do selo Altos Planos somam apenas pouco mais de 25 títulos. Entre as várias e boas surpresas, na XV Bienal do Rio tivemos um empate técnico em vendas entre a novidade Negro, uma seleção de textos do espírito Pai João de Aruanda, e o imbatível, insuperável — salve, salve! — Tambores de Angola. Do alto de seus mais de 12 anos e 160 mil exemplares, o romance do espírito Ângelo Inácio, cuja capa estava reproduzida em grande formato na área externa do estande, dividiu o pódio com o lançamento. 
E quem não participou da produção desse evento não tem a real dimensão do trabalho que é organizar a participação com uma área de 100m² num evento deste porte – foram 670 mil visitantes em 11 dias. Só de atendentes, nossa equipe própria contava com 14 pessoas, nos dias de maior movimento – aliás, todos colaboradores da Editora, treinados e conhecedores de todas as obras. Entre profissionais envolvidos com montagem, planejamento, comunicação, logística e produção, foram mais de 40 colaboradores. E isso tudo tendo que funcionar harmonicamente, como uma orquestra regida num único compasso.

Fácil? Não, nem um pouco. Gratificante? Muito. É um canal direto de contato com nossos leitores, onde recebemos retorno valioso pra nortear nossas ações, pra pensar nosso futuro. E a verdade é que num evento dessa dimensão, colocamos a cara à tapa. O bom, seja por sorte ou por eficiência, é que nessa Bienal só recebemos afagos.

Por isso tudo, ficamos tão satisfeitos com o resultado final. A Bienal do Rio é sobretudo, uma grande festa do conhecimento e da cultura e foi um privilégio ter feito parte disso.

Seguem algumas imagens do estande e de alguns dos eventos que promovemos durante a Bienal.
Até a próxima!









Nenhum comentário:

Postar um comentário